Articulação desarticulada. Emprego garantido

A crise no mercado de trabalho é bem maior do que parece. A situação é agravada pela inabilidade política da querida presidente Dilma Rousseff, de quem sou eleitora desde a primeira hora. A resistência de Pepe Vargas para se manter no poder ilustra a principal cena entre a sucessão de esquetes desagradáveis desta semana. À frente da Secretaria de Articulação Institucional, ele soube, por meio da mídia, que a presidente Dilma Rousseff convidou Eliseu Padilha, ministro da Aviação Civil, para substituí-lo no cargo. Perdido, Pepe foi arrumar as gavetas.

Padilha, mais fiel ao partido do que à presidente, declinou do convite e preferiu ficar onde estava. Perdida, Dilma passou para o vice-presidente, Michel Temer, as funções de Pepe, que seguiu arrumando as gavetas para deixar a vida palaciana. Diante da repercussão muito negativa, Dilma chamou Pepe, pediu-lhe desculpas e o convidou para assumir a Secretaria de Direitos Humanos, ocupada, até então, por Ideli Salvatti.

Para não baixar demais o valor do próprio passe, Pepe pediu tempo para pensar. Mais foi rápido e, logo ― questão de horas ―, aceitou o convite da presidente. O sorriso voltou aos lábios do ex-ministro da Articulação. Ele convocou a imprensa para anunciar as mudanças, quando foi interrompido por um telefonema da presidente, que o desautorizou a confirmar a ida para o lugar de Ideli.  Ele volta à coletiva de imprensa como quem caiu em poça de lama com terno de linho branco a 10 minutos do baile.

Àquela altura não havia mais o que comentar. Pepe se despede dos jornalistas e ganha o longo corredor do Palácio, quando mais uma vez recebe outro telefonema. Indagado por um indiscreto periodista, responde tratar-se de questão particular ― demais a mais, ministro também tem vida privada. Somente no fim da tarde, Dilma confirmou publicamente, por meio de nota, que Pepe comandará a Secretaria de Direitos Humanos.  Pepe dormiu tranquilo. Emprego garantido.

A questão da hora: para onde vai Ideli Salvatti? Provavelmente, a resposta será tema de futuro esquete palaciano.

Comentários

Postagens mais visitadas